quarta-feira, 28 de março de 2012

Beto Richa investe na transparência e eficiência

terça-feira, 27 de março de 2012


Governo do Estado terá agentes de controle interno para garantir transparência e eficiência

Da AEN: 

O governo do Estado começou na segunda-feira (26) a capacitar 100 servidores públicos que vão atuar como agentes de controle interno na administração estadual.
Durante a abertura da Semana de Controle Interno, também foi apresentado o Sistema Integrado de Avaliação do Controle Interno – ferramenta que vai reunir informações de todas as secretarias e órgãos do Estado, visando dar mais transparência e eficiência à administração.
Durante uma semana, os agentes serão treinados para cobrar eficácia, eficiência, competência, transparência e zelo na aplicação de recursos públicos nos órgãos em que atuam. A capacitação é realizada pela Secretaria de Estado do Controle Interno, com apoio da Escola de Governo.
“O sistema parte de uma determinação do governador Beto Richa para tornar a administração pública mais eficiente e transparente. Todas as áreas do Estado terão agentes do controle interno”, explicou o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz.
O Sistema Integrado de Avaliação do Controle Interno foi desenvolvido pela Celepar, com acompanhamento da Secretaria de Controle Interno. Ele vai reunir dados sobre controle financeiro e patrimonial, recursos humanos, contabilidade, compras e licitações, entre outros.
“É uma ferramenta que será aprimorada ao longo do tempo e certamente auxiliará no controle da administração estadual”,disse Munhoz.
Presente à abertura da Semana, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, disse que o órgão já implantou um sistema semelhantes e que os resultados têm sido positivos. “É como um relógio, em que todas as peças têm que funcionar para que o sistema também funcione”, comparou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral, disse que o sistema do controle interno vai uniformizar as informações dos diferentes órgãos do Estado para tornar ainda mais transparentes as ações do governo estadual. “Essa estruturação possibilita que todas as secretarias uniformizem as informações para que o controle interno possa acompanhar, em tempo real, todas as ações de governo. Esta é a vontade do governo Beto Richa: transparência total com um controle eficiente”, afirmou.
A capacitação prossegue até sexta-feira (30), com atividades das 9 horas às 17h30, no auditório Mário Lobo (Palácio das Araucárias).

sábado, 24 de março de 2012

O prefeito João Pavinato saúda os presentes e fala do trabalho da Prefeitura na área habitacional.


Mais 180 famílias terão o sonho da casa própria realizado

Do Jornal CAMBÉ DE FATO:

180 famílias compareceram ao lançamento do empreendimento.


O prefeito João Pavinato saúda os presentes e
fala do trabalho da Prefeitura na área habitacional.













Cambé foi palco do lançamento, na última segunda-feira (13), do Residencial Água da Esperança, um empreendimento que nasce da parceria entre a Fersan S.A. e a Construtora Cantareira, com apoio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Cambé. 
A cerimônia de lançamento contou com a presença das 180 famílias que vão residir no Água da Esperança e ainda de autoridades, como o prefeito de Cambé, João Pavinato, o superintendente regional da Caixa, Claudemir Destro, do deputado federal Edmar Arruda, que também é o presidente da Construtora Cantareira, entre outros.
O novo loteamento está localizado nas proximidades do Posto de Saúde 24 horas, às margens da Estrada da Esperança. As 180 casas começam a ser construídas em abril e, segundo Leandro Arruda, diretor comercial da Cantareira, devem ficar prontas em um ano.
Todas as 180 residências serão financiadas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal e as famílias contempladas foram selecionadas através do cadastro habitacional da Prefeitura de Cambé, entre os inscritos que tenham renda familiar de dois a cinco salários mínimos. Na mesma faixa de renda será lançado, dentro de alguns meses, o Residencial Village Itaipu, que terá 561 casas.
Falando para as famílias, o prefeito de Cambé, João Pavinato, lembrou que a área de habitação é prioridade em seu governo, e que toda sua equipe tem se empenhado para atrair investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. “Este é um ótimo programa do governo Federal que é operado com competência pela equipe da Caixa Econômica Federal e também com a participação entusiasmada de toda nossa equipe”, disse Pavinato, que também agradeceu a todos que ajudaram a viabilizar o empreendimento, em particular, as empresas que participam do projeto.
Por sua vez, o superintendente regional da Caixa, Claudemir Destro, lembrou que o subsídio que as famílias recebem do programa Minha Casa, Minha Vida é expressivo. “É o dinheiro do Fundo de Garantia (FGTS) que é usado pelo governo Federal para possibilitar que as famílias dos trabalhadores possam realizar seu sonho da casa própria”.
Já o deputado federal Edmar Arruda, presidente da Construtora Cantareira, agradeceu o apoio recebido da Caixa e da Prefeitura de Cambé. “Nosso grupo tem obras em várias cidades do Paraná e poderia estar construindo estas 180 casas em qualquer outra cidade, mas vamos construir em Cambé porque aqui a Prefeitura é bem cuidada e o prefeito é uma pessoa séria, dedicada, que tem colocado a questão da habitação como prioridade”, declarou Edmar Arruda.
Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Aparecida Pascueto, o secretário de Governo e coordenador da política habitacional da Prefeitura de Cambé, Luiz Cesar Lazari, o gerente regional da Caixa, Carlos Roberto de Souza, o gerente da Caixa em Cambé, Laudinei Zilli, os diretores da Construtora Cantareira, Leandro Arruda e Roney Turchiari, o diretor da Fersan S.A., Jurgen Emmendorfer, o ex-prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, membros da equipe que atua na área habitacional, secretários municipais e demais autoridades. Os vereadores não puderam participar devido a coincidência de horário com a reunião ordinária da Câmara.

2.257 unidades - Segundo relato do secretário de Governo, entre unidades habitacionais entregues, aprovadas, em planejamento, em construção ou com  início de obras para breve, o programa habitacional da Prefeitura conta hoje com 2.257 novas residências, entre casas e apartamentos nas duas faixas de renda; até três salários mínimos e de dois a cinco salários mínimos.
No final de 2011 a Prefeitura fez a entrega das chaves de 192 apartamentos do Residencial Ana Eliza destinados à famílias com renda de até três salários mínimos.
Segundo a Prefeitura de Cambé o próximo emprendimento a ser entregue é a primeira etapa do Conjunto Antonio Euthimio Casaroto, com 315 casas, que está previsto para acontecer dentro do mês de abril, assim que as obras da estação elevatória de esgotos estejam prontas.

Empreendimentos habitacionais 

1- Res. Ana Elisa (192 apartamentos) - Faixa de zero a três salários mínimos - Entregue.

2- Conj. Antonio E. Casaroto (315 casas na 1a. fase ) - Faixa de dois a cinco salários mínimos - Em conclusão. Entrega em Abril de 2012.

3- Conj. Antonio E. Casaroto (62 casas na 2a. fase ) - Faixa de zero a três salários mínimos - Construção iniciada.

4- Conj. Antonio E. Casaroto (123 casas na 3a. fase ) - Faixa de zero a três salários mínimos - Construção em licitação.

5- Res. Água da Esperança (180 casas)- Faixa de dois a cinco salários mínimos - Contratos assinados. Construção começa em abril.

6- Res. Villagio Itaipu (561 casas) - Faixa de dois a cinco salários mínimos - Em fase final de aprovação.

7- J. Campos Verdes (284 casas) - Faixa de zero a três salários mínimos - Obra já licitada.

8- Res. Ulysses Guimarães (350 casas) - Faixa de zero a três salários mínimos - Em planejamento e fase inicial de aprovação.

9- Residencial JK (190 apartamentos) - Faixa de dois a cinco salários mínimos - Em planejamento e fase inicial de aprovação.
O superintendente da Caixa, Claudemir Destro
fala aos futuros moradores.


O prefeito entrega a primeira senha para a assinatura do contrato.
O deputado Edmar Arruda entrega a segunda
senha para a assinatura do contrato.
 

terça-feira, 20 de março de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Hospital Dr Anísio Figueiredo - Zona Norte - ANIVERSÁRIO DA SIMEY


                                                                      HZN -  HOSPITAL DA ZONA NORTE DE LONDRINA                                                                                                                                                                                                                                                          




sexta-feira, 16 de março de 2012


5 razões para não tomar refrigerante


Mesmo que você não saiba por que, com certeza sabe que refrigerante não faz bem. Desprovido de qualquer valor nutricional, essa água açucarada engorda, leva à obesidade e diabetes, além de outros vários males que não recebem muita atenção nas discussões de saúde, mas que listamos aqui na esperança de lhe recrutar para o lado do suco natural, chá e outras bebidas mais saudáveis. Confira:
1 – Envelhecimento acelerado
Normal, diet, light ou zero, todos os refrigerantes de cola contêm fosfato, ou ácido fosfórico, um ácido que dá ao refri seu sabor típico e aumenta seu tempo de prateleira. Embora ele exista em muitos alimentos integrais, tais como carne, leite e nozes, ácido fosfórico em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose, e um estudo sugere que poderia até provocar envelhecimento acelerado.
O estudo, publicado em 2010, descobriu que os níveis de fosfato encontrados em refrigerantes fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que os ratos cujas dietas tinham níveis normais de fosfato. Pior ainda é a tendência preocupante dos fabricantes de refrigerantes de aumentar os níveis de ácido fosfórico em seus produtos ao longo das últimas décadas.
2 – Pode causar câncer
Em 2011, a instituição sem fins lucrativos Centro de Ciência para o Interesse Público solicitou à Administração de Alimentos e Drogas americana para proibir o corante artificial caramelo usado para fazer Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons. O motivo: dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, que já causaram câncer em animais. De acordo com uma lista proposta na Califórnia de 65 de produtos químicos conhecidos por causar câncer, apenas 16 microgramas por pessoa por dia de 4-metilimidazol é o suficiente para representar uma ameaça de câncer. Qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.
3 – Dentes podres e problemas neurológicos
Nos EUA, dentistas até deram o nome de um refrigerante (boca “Mountain Dew”) para uma condição que eles veem em um monte de crianças que o bebem demais. Elas acabam com a boca cheia de cáries causadas por níveis de açúcar em excesso.
Além disso, um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, ou BVO, adicionado para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico industrial usado como retardador de chamas em plásticos. Também encontrado em outros refrigerantes e bebidas esportivas baseados em citros, o produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades. Os pesquisadores também suspeitam que o produto químico se acumula na gordura do corpo, podendo causar problemas de comportamento, infertilidade e lesões nos músculos do coração ao longo do tempo.
4 – Latas tóxicas
Não é apenas o refrigerante que causa problemas. Quase todas as latas de alumínio de refrigerante são revestidas com uma resina chamada bisfenol A (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagir com o metal. BPA é conhecida por interferir com os hormônios e tem sido associada a tudo, de infertilidade a obesidade a algumas formas de câncer. E, enquanto a Pepsi e a Coca-Cola estão atualmente envolvidas em uma batalha para ver qual empresa pode ser a primeira a desenvolver uma garrafa de plástico 100% baseada em plantas que elas estão divulgando como “sem BPA”, nenhuma a empresa está disposta a retirar a substância das latas de alumínio.
5 – Poluição da água
Os adoçantes artificiais utilizados em refrigerantes diet não quebram em nossos corpos, e nem o tratamento de águas residuais consegue separá-los los antes que entrem nos cursos de água. Em 2009, cientistas suíços testaram amostras de água tratada, rios e lagos na Suíça e detectaram níveis de acessulfame K, sucralose e sacarina em todos, substâncias usadas em refrigerantes diet. Um teste recente em abastecimentos de água municipal nos EUA também revelou a presença de sucralose em todos os 19 estudados. Não está claro ainda o que esses níveis encontrados podem fazer com as pessoas, mas pesquisas anteriores concluíram que a sucralose em rios e lagos interfere com os hábitos de alimentação de alguns organismos.[MSN]

terça-feira, 13 de março de 2012

Do Blog do Diniz Neto


Casas para Cambé

Estive ontem à noite em Cambé, em evento organizado pela Prefeitura.
O prefeito João Pavinato e a sua equipe entregaram senhas para os contratos para mais 180 casas do Minha Casa, Minha Vida, conjunto Água Esperança, que serão construídas pela Construtora Cantareira, de Maringá.
Estavam na reunião mais de 400 pessoas.
O deputado federal Edmar Arruda esteve presente e falou sobre a importância do programa habitacional do governo federal. Para ele este é melhor programa de habitação social já realizado no país.
O superintendente regional da Caixa, Claudemir Desto, também falou do grande acerto do governo federal representado pelo Minha Casa, Minha Vida. Ele orientou as pessoas que em breve vão trocar o aluguel pela prestação da casa própria a pouparem dinheiro, para comprar móveis, eletrodomésticos e outros bens e utensílios a vista. Ele demonstrou que as prestações consomem as economias dos trabalhadores. Interessante e real.
Cambé - Cambé já construiu e tem contratos para 2 mil casas.
A cidade está limpa, bem iluminada e chamou a atenção a organização do evento.
1
  • por: Diniz Neto

Charge do Helder

Charge do Helder - Tarzan e Jane

segunda-feira, 12 de março de 2012

Investimentos

domingo, 11 de março de 2012

Beto Richa anuncia investimentos na segurança pública e no sistema prisional

Da AEN: 
Governador Beto Richa participa da passagem de Comando 
do 5º Batalhão da Polícia Militar. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

O governador Beto Richa anunciou na noite de quinta-feira (08/03), em Londrina, que o governo vai investir R$ 100 milhões para ampliar e modernizar a estrutura estadual da segurança pública. Os recursos serão repassados do Tesouro do Estado para o Fundo Estadual de Segurança Pública, criado em novembro de 2011 para financiar as políticas públicas na área.

Segundo o governador, com os novos recursos financeiros será possível executar importantes obras e avanços na segurança pública. “Essa destinação financeira é o maior investimento realizado pelo nosso governo. Segurança é nossa prioridade e vamos investir para que seja restabelecida a ordem pública e o povo paranaense tenha segurança”, disse Richa.
Richa explicou que a iniciativa faz parte do programa Paraná Seguro e adiantou que a meta é adquirir três mil novas viaturas, com tecnologia embarcada, e construir 40 novas delegacias neste ano. Ele disse que a autorização para uso dos recursos vai permitir que a Secretaria de Segurança Pública lance nos próximos dias editais de licitação para compras de equipamentos e construção de distritos policiais.
O programa Paraná Seguro estabelece a criação de 400 módulos policiais móveis, que serão formados por um trailer, duas motos e uma viatura da Polícia Militar, a construção de 95 novas delegacias em todo o Estado, além da instalação de cinco bases de helicóptero para ações de socorro, resgate, polícia e fiscalização, além da compra de 3.200 viaturas para equipar as policias e o IML.


Posse no 5o.BPM - O governador esteve em Londrina para a posse do novo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná e anunciou um pacote de obras e ações que serão realizadas para fortalecer a segurança pública no município. Uma das medidas é a instalação da primeira Unidade do Paraná Seguro (UPS) do interior. “Assumimos o compromisso com obras que irão oferecer segurança as famílias de bem desse Estado”, disse Richa.
Os investimentos programados para Londrina chegam a R$ 9 milhões. Entre as obras anunciadas está o novo prédio para o Instituto Médico Legal (IML) e uma sede própria para a 10.ª Subdivisão da Polícia Civil, que será chamada de delegacia cidadã. As obras serão licitadas no mês de abril.
Richa disse que até junho será implantada no município a primeira base descentralizada do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), haverá a retomada dos módulos policiais na cidade, e reestruturação da central de atendimento 190 do município, que contará com uma nova edificação e mais equipamentos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o pacote de investimentos anunciados pelo governador irá mudar o cenário da segurança e permitir a redução dos índices de criminalidade em Londrina e região. “São fundamentais ações que planejamos para a região e que se somam ainda com a contratação de 10 mil policiais militares e civis”, disse o secretário.
Ele destacou a precariedade da estrutura da segurança pública no Paraná e disse que o repasse dos recursos são os primeiros do fundo. “É a inauguração desse sistema, que nos permitirá conquistar importantes avanços e fazer investimentos para garantir a presença policial mais efetiva”, afirmou. O secretário lembrou ainda a preocupação do governo com o cadeião de Londrina, que abriga 350 presos. “Nosso propósito é transferir o quanto antes esses detentos para presídios”, concluiu.
Acompanhado do secretário Reinaldo de Almeida César e do comandante da Polícia Militar do Paraná, Roberson Luiz Bondaruk, o governador empossou o tenente-coronel Samir Elias Geha no comando do 5º Batalhão da Polícia Militar. O batalhão conta com 700 policias e atua em Londrina e municípios da região. Ele assumiu o lugar do tenente-coronel Altivir Cieslak. 

Participaram da solenidade os secretários; da Segurança Reinaldo de Almeida Cesar, do Trabalho Luiz Claudio Romanelli, da Fazenda Luiz Carlos Hauly, da Agricultura Norberto Ortigara, Chefe da Casa Militar cel. Castilho e o Comandante Geral da PMPR cel. Roberson Bondaruk.


Estado cria fundos para atender penitenciárias e de combate às drogas

O governador Beto Richa assinou na sexta-feira (09) duas mensagens para enviar à Assembleia Legislativa criando o Fundo Penitenciário, que vai receber recursos das multas criminais, atualmente enviadas para o sistema nacional, e o Fundo Estadual de Políticas sobre Drogas, para intensificar o combate ao tráfico e a prevenção ao uso de entorpecentes.
As mensagens foram assinadas durante a entrega do novo prédio da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara. A unidade já recebeu 280 detentos que estavam em delegacias superlotadas do Litoral e vai abrigar os 1.220 presos que hoje estão na PCE e outros 50 da delegacia de Sarandi.
O novo prédio adota um conceito chamado de módulo de vivência coletiva, porque incorpora uma nova visão que inclui mais segurança e a garantia de educação e trabalho para os presos. O prédio antigo será reformado e, dentro de 90 dias, será transformado em presídio feminino, com 700 vagas.
No dia 30 deste mês, o governo entrega mais dois estabelecimentos penais, com capacidade para 1.050 presos, em Maringá e Cruzeiro do Oeste. “Os presos têm de pagar pelo crime cometido, mas merecem que seus direitos sejam respeitados, especialmente pelo poder público, o que também vai aumentar as chances de reinserção social dos condenados”, disse Beto Richa, explicando que o Paraná “tem essa consciência”.
Richa destacou que as vagas criadas no sistema prisional paranaense, apenas neste ano, passam dos três mil. O incremento faz parte do plano de governo de acabar com a superlotação das delegacias. “Nos próximos anos serão criadas 10 mil novas vagas em todo o Estado”, disse o governador.
Em maio, o sistema recebe outras 700 vagas com a conclusão e ampliação da Cadeia Pública de Foz do Iguaçu. A previsão, de acordo com a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, é fechar em seis mil novas vagas até o final deste ano.
Com as vagas atuais no sistema prisional do Paraná, o número de presos em delegacias e cadeias baixou de 16 mil para 12 mil. “Nós vamos cumprir também a meta assumida pelo governador Beto Richa de acabar com os presos condenados e denunciados à Justiça vivendo em delegacias de polícia”, explicou a secretária.
De acordo com ela, a transferência dos presos vai obedecer critérios técnicos, de idade, perfil, tipo de crime cometido e escolarização. “Com isso, vamos adequar os novos módulos de vivência com a educação e a profissionalização dos presos e com as opções de trabalho que estamos priorizando em todas as unidades”, afirmou Maria Tereza.

Novas unidades prisionais - A construção de unidades prisionais conta com a parceria do governo federal. O investimento total chega a R$ 160 milhões, sendo R$ 130 milhões do Ministério da Justiça. A verba vai permitir a reforma ou construção 14 estabelecimentos penais espalhados pelo Estado. “Os recursos repassados pelo Ministério da Justiça significam três vezes mais que os recebidos pelo Paraná nos últimos 15 anos”, disse Richa.
Em abril, entra em licitação nova unidade no complexo penal de Piraquara que vai abrigar 516 presos de adultos jovens, na faixa dos 18 aos 25 anos. O plano prevê ainda a construção de cinco estabelecimentos, com capacidade de 540 presos, em Apucarana, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá; e a ampliação de outros oito estabelecimentos prisionais em Piraquara (492 vagas e outro de 432 vagas), em Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa e duas em Londrina (384 vagas) e em Cascavel (288 vagas).
O presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Dálio Zippin, disse que em 45 anos de trabalho esta é a primeira vez em que vê um movimento tão grande neste setor, incluindo direitos humanos. “Beto está cumprindo todas as promessas de campanha”, afirmou.
O prefeito de Piraquara e presidente da Associação dos Municípios, Gabriel (Gabão) Samaha, cumprimentou especialmente a postura deste governo de repensar todo o sistema penitenciário do Paraná, o que vai incrementar os direitos humanos e melhorar a segurança da população.
“Estamos virando uma página ruim, com muitas rebeliões, para prisões mais seguras com foco na escolarização e capacitação dos presos”, salientou a secretária da Justiça. Hoje a educação atinge 21% da população carcerária, e capacitação profissional chega a 26%. “A meta é chegar a 100% até o final deste governo”, disse a secretária.
O novo prédio da PCE tem capacidade para 1.480 presos, que usarão 240 celas com capacidade para seis em cada uma. As celas estão distribuídas em 24 galerias no primeiro e segundo pisos, onde vão circular os agentes penitenciários com mais segurança. “Neste modelo, é impossível que uma rebelião se espalhe pelo estabelecimento”, avalia o vice-diretor da PCE, Lúcio Olider Micheline. No terceiro andar estão 40 celas individuais, para os presos que cumprem medida disciplinar interna.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cambé bem avaliado pelo Ministério da Saúde

Cambé é Avaliado pelo Ministério da Saúde com o Segundo Melhor Índice entre Municípios do PR com mais de 82.000 hab

Cambé recebeu uma Nota muito importante na pesquisa realizada pelo ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DO SUS (ID SUS), através dos resultados de diferentes Indicadores de Saúde.

Cabe destacar, que dentre os 20 maiores municípios do Paraná  dentre os  de 82.000 habitantes - Sarandi  a  1.700.000 - Curitiba, 

CAMBÉ, FICOU EM 2º LUGAR COM UMA NOTA DE 6,91, PERDENDO SOMENTE PARA CURITIBA COM 6,96.

Cambé ficou inclusive a frente de Londrina, que obteve índice 6,21.

Acesse o link:

e veja os detalhes da pesquisa.

Parabéns aos profissionais de saúde de Cambé que realizam um excelente trabalho para melhoria da qualidade de vida da população cambeense e, a Administração do Prefeito João Pavinato que coloca a saúde pública de Cambé como prioridade em seu trabalho.
 

Melhorando A Saúde do Paraná.


terça-feira, 6 de março de 2012

SUS do PR tem o 2º. melhor índice em avaliação do Ministério

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná ficou em segundo lugar em avaliação feita pelo Ministério da Saúde e divulgada nesta quinta-feira (1º). O ranking do Índice de Desempenho do Sistema Único do Saúde (Idsus) é encabeçado por Santa Catarina (6,29), seguido do Paraná (6,23) e do Rio Grande do Sul (5,9). Os últimos são o Pará (4,1), Rondônia (4,49) e o Rio de Janeiro (4,58). Apenas nove estados ficaram acima da média do Brasil, que é 5,47. As notas foram calculadas a partir de dados que vão de 2008 a 2010.
Entre as principais cidades do país, Curitiba teve a segunda melhor nota, 6,96, só sendo superada por Vitória 4,33. Entre os 5.563 municípios, 1150 cidades (20,7% dos municípios brasileiros), onde vivem 51,7 milhões de pessoas (ou 27,1% da população brasileira), obtiveram nota abaixo de 5. Apenas 347 municípios (6,2% do total de cidades no país) conseguiram nota acima de 7, sendo que 345 estão no Sul e Sudeste. Mas juntos eles reúnem apenas 1,9% da população brasileira.
Índice de Desempenho do SUS por estado
Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus) avalia a oferta e qualidade dos serviços de saúde da rede pública no país. A pontuação varia de 0 a 10.
SC – 6,29
PR – 6,23
RS – 5,90
MG – 5,87
ES – 5,79
TO – 5,78
SP – 5,77
MS – 5,64
RR – 5,62
Brasil – 5,47 ( media nacional)
AC – 5,44
AL – 5,43
RN – 5,42
BA – 5,39
SE – 5,36
PI – 5,34
PE – 5,29
GO – 5,26
MA – 5,20
CE – 5,14
DF – 5,09
MT – 5,08
AP – 5,05
AM – 5,03
PB – 5,00
RJ – 4,58
RO – 4,49
PA – 4,17
O Idsus mede o acesso e a qualidade dos serviços da rede pública no país. A nota varia de 0 a 10 e é calculada a partir de 24 indicadores, levando em conta desde a atenção básica até os procedimentos de alta complexidade. Eles são comparados a parâmetros considerados ótimos e, a partir disso, a nota é calculada. Desses indicadores, 14 avaliam o acesso ao sistema. Outros 10 medem a efetividade, ou seja, a qualidade do serviço prestado. Alguns indicadores mais difíceis de serem medidos, como o tempo de espera por atendimento, não foram considerados.
Entre as cinco regiões do Brasil, o Sul teve o melhor resultado (6,12). Em seguida, vem o Sudeste (5,56), o Nordeste (5,28), o Centro-Oeste (5,26) e o Norte (4,67).
Para calcular o desempenho do SUS em cada cidade do país, os técnicos dividiram os municípios em seis grupos, dependendo da condição econômica e da estrutura de saúde disponível (hospital, posto de saúde, laboratório).
O grupo 1, onde está Curitiba, reúne os 29 municípios com melhor renda e infraestrutura de atendimento, com população total de 46 milhões de pessoas. No outro extremo, o grupo 6, com 23,3 milhões de brasileiros, é formado pelas cidades que não têm estrutura de serviços especializados, como um hospital ou pronto-socorro. A maioria dos municípios brasileiros está nesse grupo, totalizando 2.183. A pequena Fernandes Pinheiro, no Paraná, com 5.932 habitantes, obteve a melhor nota (7,76) do grupo. A menor pontuação ficou com Pilão Arcado, na Bahia, onde vivem 32.815 pessoas. O município obteve 2,5 – o pior resultado do país.
Os dados estão disponíveis no endereço eletrônico do Idsus.

terça-feira, 6 de março de 2012

Charges

Charges do Helder Pavinato
                                  Charges do Helder Pavinato...                                     
Charges do Helder Pavinato

segunda-feira, 5 de março de 2012

Paraná mais Seguro

PARANÁ MAIS SEGURO - Os 20 Maiores Municípios do Paraná terão Operações Permanentes de Segurança no Paraná

Além da implantação das Unidades Paraná Seguro (UPS), que começou pela capital, o governo estadual promoverá ações permanentes de policiamento ostensivo e preventivo nos vinte maiores municípios paranaenses. A informação foi transmitida nesta sexta-feira (02/03) pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.
A operação denominada Paraná Segurança Total será realizada em intervalos de até 30 dias. A primeira edição aconteceu na noite de quinta-feira, com a participação das policias Militar e Civil, no interior do Estado e na Região Metropolitana de Curitiba. A ação teve a participação de 800 policiais e resultou na detenção de 171 pessoas e apreensão de 35 quilos de maconha, 16 quilos de cocaína e 11 quilos de crack, além de 35 armas de fogo.
“Essa operação terá caráter permanente para que a população paranaense volte a ter tranqüilidade. São ações policiais integradas, com planejamento e eficiência”, disse Almeida César. Na operação foram fiscalizados veículos e estabelecimentos comerciais e feitas vistorias em áreas com altos índices de crimes ligados ao tráfico de drogas.
UPS – O secretário também comentou a operação realizada em paralelo, em Curitiba, para dar início à implantação da primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado, no bairro Uberaba. Ele disse que o foco dessa ação não é exclusivamente policial e sim parte de um projeto para levar serviços públicos para áreas carentes e para a instalação do policiamento comunitário.
“O objetivo das UPS é permitir a implantação das políticas públicas de Estado”, afirmou Reinaldo de Almeida César. Ele avaliou positivamente o primeiro dia da operação. “Atingimos o pleno objetivo, atuando com inteligência e integração das forças policiais. Não houve incidentes e tivemos apoio da população, que agora pode caminhar livremente pelas ruas do bairro”, disse.
A operação no Uberaba teve a participação de 450 policiais e 115 guardas municipais de Curitiba. Ainda neste ano serão implantadas outras nove unidades na capital. O modelo também será levado para o interior do Paraná na fase seguinte. “No momento estão sendo identificadas as áreas que passarão por esse processo nas principais cidades do Estado”, explicou Almeida César.
BALANÇO – O coronel Roberson Bondaruk, comandante geral da Polícia Militar, informou que foram feitas 2.537 abordagens policiais e 1.900 carros foram vistoriados no bairro. Ele disse que o efetivo policial permanecerá por 15 dias na região. A partir da implantação efetiva da UPS na região, cerca de 60 agentes treinados em policiamento comunitário atenderão exclusivamente o bairro, que tem uma população aproximada de 70 mil habitantes.
“Serão instaladas duas bases fixas para atender aos cidadãos, que ainda terão nesse espaço acesso a políticas públicas eficientes. Queremos uma Polícia Militar forte e com um atendimento mais humano e cidadão”, disse ele.
Bondaruk afirmou que a operação foi planejada para evitar confrontos. “O trabalho de repressão foi feito antes, para evitar o conflito armado. Nossa intenção é garantir a integridade física dos moradores”, explicou.
De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, ação de inteligência que antecipou a ocupação do bairro foi iniciada em setembro de 2011 e forneceu os subsídios para a implantação da UPS. Nos meses de novembro e dezembro passados localizados e presos 17 procurados por homicídio, além de lideranças do tráfico na região.
“A intenção foi antecipar as prisões para evitar o confronto armado durante a ocupação. Contamos com o apoio da população para a efetivação dessa ocupação permanente, com o resgate social e a presença constante do Estado”, disse ele. Michelotto destacou que o aumento das denúncias na central de atendimento 181 é resultado da confiança do cidadão no trabalho policial.